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Primeiros Passos

02

Gestão do Faturamento

03

Gestão do Estoque
e Ativos 

04

Gestão das
Despesas

05

Gestão do Caixa
Operacional e
Financeiro

1. O que é um diagnóstico? 

O diagnóstico financeiro serve para identificar todo o processo de administração financeira da empresa. De forma mais detalhada, o diagnóstico tem o objetivo de mensurar o desempenho e o modelo de negócios da sua empresa, através da análise das informações contábeis, registros de planilhas, informações do planejamento operacional. Será feito uma análise de:

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Faturamento: Identificar de forma clara as formas de faturamento, qual sua origem, se há recorrência e/ou segmentação, se há contrato/acordos formais ou informais e suas clausulas de performance e penalidades, além de verificar o andamento do recebimento e cobranças.

​

Estoques: Do ponto de vista financeiro é realizado a análise das notas de entrada, sua configuração fiscal (revenda ou matéria prima), cadastro, processo de pagamento e gestão dos documentos para obrigação fiscal.

​

Ativos: Do ponto de vista financeiro é realizado a análise das notas de entrada, sua configuração fiscal (uso e consumo ou ativo permanente), cadastro, processo de pagamento e gestão dos documentos para obrigação fiscal. Além disso a configuração de depreciação e amortização desde ativo.

​

Despesas: Do ponto de vista financeiro é realizado a análise do processo de contratações de serviços, seus contratos e notas de entrada, sua configuração fiscal, cadastro, processo de pagamento e gestão dos documentos para a obrigação fiscal.

​

Avaliaremos os controles, processos e softwares utilizados para medição, controle e faturamento.

01

Diagnóstico Atual

Finanças e Operacional

Diagnostico
Âncora 1

2. Gestão do Faturamento

A Gestão do Faturamento é o processo responsável pelo gerenciamento das vendas da empresa. Nesta parte o que será avaliado são as informações inicias que resultam na primeira parte da DRE.

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Receita Bruta de Vendas e/ou Serviços

(-) Devolução de Vendas

(-) Abatimentos

(-) Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas

= Receita Liquida

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Com base na análise inicial da empresa verificamos o processo de faturamento da empresa e possíveis correções que levaram ao aumento de receita. Verificamos as documentações fiscais e impostos que dão suporte a operação do cliente.

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 Como a empresa será beneficiada:

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  • Ter uma ideia do desempenho de um negócio. Afinal, um faturamento maior pode significar mais ou melhores vendas e se traduzir em um lucro maior;

  • Calcular os tributos que devem ser pagos ao governo – a alíquota de tributação varia de acordo com o faturamento da empresa;

  • Enquadrar um negócio no porte certo para ele, garantindo uma tributação proporcional a quanto ele fatura;

  • Manter um fluxo de caixa, calcular o lucro da empresa e cuidar das finanças do negócio. É a partir do faturamento que a maioria dos cálculos é feita.

3. Gestão das Compras

A Gestão do Custo da Mercadoria vendida é o processo responsável por apurar a correto valor que será subtraída da sua receita liquida. Nesta parte o que será avaliado são as informações da gestão das aquisições feita pela empresa.

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Receita Liquida

(-) Custo da Mercadoria ou Serviços Vendidos

= Lucro Operacional Bruto

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A gestão cautelosa das compras permitirá a uma empresa executar suas operações sem problemas, com continuidade. Verificamos as documentações fiscais e impostos que estão inclusos nas operações de compra, classificação NCM dos produtos e CFOP das operações.

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É de suma importância a separação dos ativos operacionais do estoque de produtos, programar sua depreciação e sua recompra conforme planejamento.

​

Com um estoque ajustado é possível saber o Custo médio aplicado à venda do produto.

Âncora 2

Gestão completa de despesas corporativas garante o controle nas despesas empresariais: tudo com agilidade, visibilidade e um poderoso controle antifraude.

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Capital de Giro: para identificar os dias em que entra e os dias em que saem a maior quantidade de dinheiro e negociar com clientes e fornecedores.

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Provisão Orçamentária: com os dados de recebimentos e pagamentos, montam-se as provisões mensais e anuais da empresa e, dessa forma, é possível saber se a empresa, no ritmo que está, tem perspectivas boas ou ruins.

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4. Gestão das Depesas

Gestão das despesas Operacionais, Administrativas, Comerciais e Financeiras

 

Despesas Operacionais, são os gastos essenciais para que o negócio consiga operar. Quaisquer alterações nesses custos impactam, positiva ou negativamente, diretamente na saúde financeira da companhia. Podemos citar como alguns exemplos:

  • pagamento de funcionários;

  • encargos;

  • aluguel;

  • impostos e taxas da operação.

  • contas de água e luz;

  • entre outros.


Despesas administrativos se referem ao back-office, então não têm conexão direta com a atuação da empresa. Podemos citar como alguns exemplos:

  • custos com contratações;

  • telefonia;

  • material de escritório;

  • pagamentos de terceiros – consultorias, advogados e RH;

  • seguros e benefícios;

  • entre outros.

 

Despesas comerciais, que se referem a todo o mecanismo de vendas. Podemos citar como alguns exemplos:

  • Custos com marketing

  • Reembolso corporativo de viagens e visitas a clientes

5. Fluxo de Caixa Operacional

O fluxo de caixa operacional (FCO) é aquele que utiliza apenas as movimentações relativas às operações da empresa. Assim, podemos entender que o fluxo de caixa operacional é aquele que demonstra os resultados obtidos a partir do fluxo gerado pelas receitas e despesas da empresa dentro de um período.

 

Para que seja possível planejar o fluxo de caixa toda a empresa precisa estar em dia com sua conciliação bancária, ou seja precisa ajustar:

  • Contas Bancárias

  • Contas a Receber

  • Contas a Pagar

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Após estes ajustes é possível entrar com gestão do capital de giro e provisão orçamentária.

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​Capital de Giro: para identificar os dias em que entra e os dias em que saem a maior quantidade de dinheiro e negociar com clientes e fornecedores.

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Provisão Orçamentária: com os dados de recebimentos e pagamentos, montam-se as provisões mensais e anuais da empresa e, dessa forma, é possível saber se a empresa, no ritmo que está, tem perspectivas boas ou ruins.

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