
Consultoria de Gestão Empresarial
Financeiro - Comercial - Processos - LogÃstica

Primeiros Passos
02
Gestão do Faturamento
03
Gestão do Estoque
e Ativos
04
Gestão das
Despesas
05
Gestão do Caixa
Operacional e
Financeiro

1. O que é um diagnóstico?
O diagnóstico financeiro serve para identificar todo o processo de administração financeira da empresa. De forma mais detalhada, o diagnóstico tem o objetivo de mensurar o desempenho e o modelo de negócios da sua empresa, através da análise das informações contábeis, registros de planilhas, informações do planejamento operacional. Será feito uma análise de:
​
Faturamento: Identificar de forma clara as formas de faturamento, qual sua origem, se há recorrência e/ou segmentação, se há contrato/acordos formais ou informais e suas clausulas de performance e penalidades, além de verificar o andamento do recebimento e cobranças.
​
Estoques: Do ponto de vista financeiro é realizado a análise das notas de entrada, sua configuração fiscal (revenda ou matéria prima), cadastro, processo de pagamento e gestão dos documentos para obrigação fiscal.
​
Ativos: Do ponto de vista financeiro é realizado a análise das notas de entrada, sua configuração fiscal (uso e consumo ou ativo permanente), cadastro, processo de pagamento e gestão dos documentos para obrigação fiscal. Além disso a configuração de depreciação e amortização desde ativo.
​
Despesas: Do ponto de vista financeiro é realizado a análise do processo de contratações de serviços, seus contratos e notas de entrada, sua configuração fiscal, cadastro, processo de pagamento e gestão dos documentos para a obrigação fiscal.
​
Avaliaremos os controles, processos e softwares utilizados para medição, controle e faturamento.
01
Diagnóstico Atual
Finanças e Operacional
2. Gestão do Faturamento
A Gestão do Faturamento é o processo responsável pelo gerenciamento das vendas da empresa. Nesta parte o que será avaliado são as informações inicias que resultam na primeira parte da DRE.
​
Receita Bruta de Vendas e/ou Serviços
(-) Devolução de Vendas
(-) Abatimentos
(-) Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas
= Receita Liquida
​
Com base na análise inicial da empresa verificamos o processo de faturamento da empresa e possíveis correções que levaram ao aumento de receita. Verificamos as documentações fiscais e impostos que dão suporte a operação do cliente.
​
Como a empresa será beneficiada:
​
-
Ter uma ideia do desempenho de um negócio. Afinal, um faturamento maior pode significar mais ou melhores vendas e se traduzir em um lucro maior;
-
Calcular os tributos que devem ser pagos ao governo – a alíquota de tributação varia de acordo com o faturamento da empresa;
-
Enquadrar um negócio no porte certo para ele, garantindo uma tributação proporcional a quanto ele fatura;
-
Manter um fluxo de caixa, calcular o lucro da empresa e cuidar das finanças do negócio. É a partir do faturamento que a maioria dos cálculos é feita.
3. Gestão das Compras
A Gestão do Custo da Mercadoria vendida é o processo responsável por apurar a correto valor que será subtraída da sua receita liquida. Nesta parte o que será avaliado são as informações da gestão das aquisições feita pela empresa.
​
Receita Liquida
(-) Custo da Mercadoria ou Serviços Vendidos
= Lucro Operacional Bruto
​
A gestão cautelosa das compras permitirá a uma empresa executar suas operações sem problemas, com continuidade. Verificamos as documentações fiscais e impostos que estão inclusos nas operações de compra, classificação NCM dos produtos e CFOP das operações.
​
É de suma importância a separação dos ativos operacionais do estoque de produtos, programar sua depreciação e sua recompra conforme planejamento.
​
Com um estoque ajustado é possível saber o Custo médio aplicado à venda do produto.
Gestão completa de despesas corporativas garante o controle nas despesas empresariais: tudo com agilidade, visibilidade e um poderoso controle antifraude.
​
Capital de Giro: para identificar os dias em que entra e os dias em que saem a maior quantidade de dinheiro e negociar com clientes e fornecedores.
​
Provisão Orçamentária: com os dados de recebimentos e pagamentos, montam-se as provisões mensais e anuais da empresa e, dessa forma, é possível saber se a empresa, no ritmo que está, tem perspectivas boas ou ruins.
​
​
​
​
​
​
4. Gestão das Depesas
Gestão das despesas Operacionais, Administrativas, Comerciais e Financeiras
Despesas Operacionais, são os gastos essenciais para que o negócio consiga operar. Quaisquer alterações nesses custos impactam, positiva ou negativamente, diretamente na saúde financeira da companhia. Podemos citar como alguns exemplos:
-
pagamento de funcionários;
-
encargos;
-
aluguel;
-
impostos e taxas da operação.
-
contas de água e luz;
-
entre outros.
Despesas administrativos se referem ao back-office, então não têm conexão direta com a atuação da empresa. Podemos citar como alguns exemplos:
-
custos com contratações;
-
telefonia;
-
material de escritório;
-
pagamentos de terceiros – consultorias, advogados e RH;
-
seguros e benefícios;
-
entre outros.
Despesas comerciais, que se referem a todo o mecanismo de vendas. Podemos citar como alguns exemplos:
-
Custos com marketing
-
Reembolso corporativo de viagens e visitas a clientes
5. Fluxo de Caixa Operacional
O fluxo de caixa operacional (FCO) é aquele que utiliza apenas as movimentações relativas às operações da empresa. Assim, podemos entender que o fluxo de caixa operacional é aquele que demonstra os resultados obtidos a partir do fluxo gerado pelas receitas e despesas da empresa dentro de um período.
Para que seja possível planejar o fluxo de caixa toda a empresa precisa estar em dia com sua conciliação bancária, ou seja precisa ajustar:
-
Contas Bancárias
-
Contas a Receber
-
Contas a Pagar
​​
Após estes ajustes é possível entrar com gestão do capital de giro e provisão orçamentária.
​
​Capital de Giro: para identificar os dias em que entra e os dias em que saem a maior quantidade de dinheiro e negociar com clientes e fornecedores.
​
Provisão Orçamentária: com os dados de recebimentos e pagamentos, montam-se as provisões mensais e anuais da empresa e, dessa forma, é possível saber se a empresa, no ritmo que está, tem perspectivas boas ou ruins.